Sargento Técnico US Army
Unidade – 623rd Light Equipment Engineer Company
Local de nascimento – Rhode Island
Data de nascimento – 29/01/1924
Data de falecimento – 25/02/2012
Pai – Francisco José Rei
Mãe – Maria dos Anjos de Faria Rei
Joseph George Ray em uniforme
(Fotografia de Marie Ray Fraley, filha)
Filho de portugueses naturais de São Miguel, Ribeira das Taínhas e Rabo de Peixe, Joseph Ray nasceu em Rhode Island a 29 de Janeiro, 1924.
Joseph "George" Ray apresentou-se para indução no Exército dos EUA a 3 de Março de 1943 em Providence, RI e foi processado em Fort Devens, Massachusetts. Após dezassete semanas de formação básica em Fort Shelby, Mississippi, foi destacado para a 623rd Light Equipment Engineering Company como mecânico automóvel.
Mais tarde, em Junho de 1944, após o desembarque do Dia D, atravessou o Canal da Mancha para a Praia de Omaha, na Normandia, juntamente com a sua companhia. Participou nas campanhas da Normandia, Norte de França, Renânia, Ardenas e Europa Central, sendo condecorado e promovido a Cabo por ter solucionado o problema de sobre-aquecimento que afectou as viaturas durante os desembarques logísticos seguintes às vagas iniciais de assalto na Normandia.
Foi-lhe atribuída a tarefa, juntamente com o seu amigo Johnny Strohm, natural de Nova Iorque, de localizar veículos danificados ou em mau estado de funcionamento e repará-los.
Com o Armistício com o Japão a 12 de Agosto de 1945, a unidade foi de enviada para os Estados Unidos a bordo do "USS General Harry Taylor" para "Camp Shanks", onde foi dispensado com honras a 25 de Outubro de 1945 em "Fort Devens", Massachusetts, como Sargento. Recebeu a Medalha de Boa Conduta e a Fita da Campanha de Teatro Europeu-Africano-Médio Oriental.
Faleceu a 25 de Fevereiro de 2012.
António Fragoeiro e Marie Ray Fraley
Joseph George Ray durante treino básico, Camp Shelby, Mississippi, 1943
(Fotografia cortesia de Marie Ray Fraley, filha)
Mais portugueses e luso-descendentes em Guerra: