Sargento-Mor US Army Air Forces
Unidade – 511th Fighter Squadron, 405th Fighter Group, 9th US Air Force
Local de nascimento – Gustine, California
Data de nascimento – 01/03/1919
Data de falecimento – 12/04/1977
Pai – Diogo José Macedo
Mãe – Mary Amélia Souza Macedo
Manuel Joseph Macedo, sentado em duas bombas de 500 quilos.
(Fotografia cortesia de Daniel Macedo, filho)
Sargento-Mor Manuel Macedo
(Fotografia cortesia de Daniel Macedo, filho)
Manuel Joseph Macedo, direita, debaixo da asa esquerda de uma aeronave Republic P-47, França 1944.
(Fotografia cortesia de Daniel Macedo, filho)
Filho de pai natural de Urzelina, São Jorge, Açores, e de mãe lusodescendente, Manuel Joseph Macedo nasceu em Gustine, Califórnia, a 01 de Março de 1919.
Manuel alistou-se nas Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos, em São Francisco, Califórnia, a 27 de Dezembro de 1941.
Ele queria ser um mecânico de tanques, contudo, os recrutadores militares declararam que com os anos de experiência e educação no campo mecânico que ele tinha, era um trunfo e seria
necessário como mecânico de motores de aviões. Depois de frequentar uma formação básica, Manuel frequentou escolas de manutenção de motores de aeronaves no Texas e Chicago, Illinois.
A sua unidade, o "405th Fighter Group", depois de formado, começou a treinar em Tampa, Florida a 1 de Março de 1943 e a 13 de Setembro de 1943, mudou-se para Walterboro, Carolina do Sul, para mais formação.
A 14 de Fevereiro de 1944, o Grupo deixou Walterboro para o Campo Shanks, Nova Iorque, onde a 27 de Fevereiro de 1944, navegou a bordo do RMS Mauritânia para Inglaterra, chegando a Christchurch, a 7 de Março de 1944.
A 29 de Junho de 1944, Manuel chegou com o seu grupo a Picauville, França, para operações de combate voando aviões de combate da Republic P-47 e supervisionando a manutenção
e reparação dos aviões de combate do seu esquadrão. Durante a guerra, Manuel e o seu grupo participaram em operações de combate através da França, Bélgica, e acabaram por chegar a Kitzingen, Alemanha, onde a guerra terminou a 9 de Maio de 1945.
Regressou aos Estados Unidos, onde foi honrosamente dispensado em Fort MacArthur, Califórnia, a 14 de Outubro de 1945 e premiado com uma Estrela de Bronze por afastar duas bombas "activas" de 500 quilos de uma pista, por estarem a bloquear as operações aéreas.
Manuel foi também agraciado com a Medalha da Campanha Europa-África-Oriente Médio com duas estrelas de bronze pelo seu serviço.
António Fragoeiro e Daniel Macedo.
Manuel Macedo, segundo da esquerda com capacete, França 1944.
(Fotografia cortesia de Daniel Macedo, filho)
Messerschmitt ME-262 fotografado por Manuel Macedo
(Fotografia cortesia de Daniel Macedo, filho)