O Airacobra em Vila do Conde depois da Aterragem forçada
(Foto: Colecção Privada)
Data
Local
Força
Avião
Origem-Destino
Tripulação
27-12-1942
Vila do Conde
USAAF 81FG
Bell P-400 Airacobra BX256
Land's End (GB) → Port Lyautey (Marrocos)
2 Lt. Ronald I. Moeller USA
O avião dirigia-se com outros para Marrocos, mas devido a problemas teve de realizar uma aterragem de emergência próximo do Castelo de Vila do Conde, por voltas das 13 horas do dia 27 de dezembro de 1942.
Ronald Moeller escapou ileso e foi detido pelos militares do 1º Grupo de Companhias de Subsistência, enquanto o avião ficou sob vigilância de praças da Guarda Fiscal.
No dia 28 o aviador seguiu para Elvas onde ficaria internado durante vários meses. Em abril e 1943 o nome de Moeller surge numa lista enviada às autoridades portuguesas pelo adido militar da Legação Americana - Tenente-Coronel Robert Solborg - solicitando autorização para que fossem consultados em Lisboa já que necessitam “tratamento aos dentes o qual não pode ser levado a efeito nessa cidade; alguns ainda sofrem de uma doença de pele ou de sangue que requere um dieta especial que só poderá ser receitado por um médico em Lisboa”.
Aviadores americanos em Elvas. Moeller está atrás de fato civil e com chapéu.
(Fotos: Colecção do autor)
Vistas do P-39 de Ronald Moeller acidentado em Vila do Conde
(Fotos: Colecção do autor)
A 24 de abril foi autorizado a deslocar-se a Lisboa na companhia do tenente Paul H. Hazelrigg.
Moeller recebeu ordem de repatriamento a 4 de Maio de 1943.
O avião foi recuperado e integrou a esquadrilha “OK” da Aeronáutica Militar constituída por aviões de caça P-39, P-400 e um P-38. Tudo aviões americanos que tinham realizado aterragens de emergência em Portugal durante os anos de 1942 e 1943.
Carlos Guerreiro
Fontes:
Arquivo Histórico-Militar § Aviões da Cruz de Cristo” – Mário Cannongia Lopes § Ronald Moeller § Bill Littlejhohn