O Bristol Blenheim depois de chegar à praia
(Foto: Rex Walton)
Data
Local
Força
Avião
Origem-Destino
Tripulação
24-01-1943
Comporta - Setúbal (junto à costa)
RAF OADU
Bristol Blenheim V BB166
Portreath (GB) → Gibraltar
F/O Thomas Andrew Milne GB
F/Sgt Reuber Henry Walton GB
Sgt Thomas Frederick Stott GB
O avião levantou de Portreath pouco antes das 08.00 horas da manhã com destino ao Norte de África, via Gibraltar. A norte de Lisboa registaram-se falhas no motor de bombordo obrigando o piloto a amarar ao largo de Setúbal. Stott libertou o bote borracha enquanto Walton tentava soltar o piloto que desmaiou ao bater com a cabeça durante a amaragem. Só conseguiram sair quando o avião já se encontrava submerso.
Os três homens ocuparam os seus lugares no bote de borracha e como se encontravam a alguma distância da costa remaram durante várias horas até colocar pé em terra, perto da Comporta.
Apesar de terem visto o aparelho afundar-se os tripulantes foram encontrá-lo muito perto do local onde desembarcaram, possivelmente trazido por uma forte corrente submarina.
Milne e Stott foram depois levados por um pescador até Setúbal onde foram internados pelas autoridades. Walton ficou junto do avião até às 12.30 horas do dias seguinte quando foi interpelado por autoridades portuguesas que o levaram até um hotel em Setúbal, onde se encontravam já os outros camaradas de voo. No dia 29 chegaram a Elvas onde ficaram internados até 5 de Abril, altura em que foram repatriados. Por razões que não foi possível esclarecer o sargento Walton deslocou-se pelo menos duas vezes a Setúbal - em Fevreiro e Março-, devidamente autorizado pela PVDE.
Fontes:
* Portreath ORB - National Archives
* Evade & Escape Report - National Archives - London Kew
* Victor Reynolds (papéis pessoais/ personal papers)
* Rex Walton (Filho do Sgt. Walton)