Tripulação do Moanda à chegada a Lisboa
(Foto: Jornal "O Século")
Foca
(Portugal)
Capitão: António Gama Lobo
Tipo: Vapor de Longo Curso
Tonelagem: 1134 TB
Proprietário: Soc. Geral de Comércio, indústria e Transportes, Lda.
Porto: Lisboa
Construção: Noruega (1921)
O vapor português Foca, em viagem entre Cacheu, na Guiné Bissau, e Lisboa, encontrou às 21.45 horas do dia 30 de março de 1943 uma jangada com nove homens a bordo, tripulantes do vapor belga Moanda. No mesmo dia deixou-os no Funchal onde o navio tinha programada uma escala.
Todos tinham ferimentos, mas dois precisavam de cuidados urgentes, um deles apresentava queimaduras com alguma extensão.
O Moanda seguia no comboio RS.3 quando, aos primeiros minutos de 29 de março de 1943, foi atingido por um torpedo disparado pelo U-172, que causou um incêndio muito violento. Vários homens saltaram para o mar com a roupa em chamas e entre os navio da escolta acreditou-se que não existiam sobreviventes, mas estavam enganados e um total de 27 pessoas conseguiram escapar. Para além dos que foram recolhidos pelo Foca outros arribaram em diferentes pontos de África.
Com vista ao seu repatriamento alguns náufragos chegaram a Lisboa no dia 11 de abril de 1943 a bordo do paquete português Lourenço Marques.
Carlos Guerreiro
Moanda
(Bélgica)
Capitão: J. Heusers
Tipo: Mercante a motor
Tonelagem: 4,621 TB
Proprietário: Compagnie Maritime Belge (Lloyd Royal) SA, Antuérpia
Porto: Antuérpia
Construção: Antuérpia (1937)
Fontes:
National Archives UK, Kew (GB) § Arquivo Histórico da Marinha (PT) § Arquivo Histórico do MNE (PT) § NARA § uboat.net § Lista dos Navios da Marinha Portuguesa, datas 1939 a 1945 § Diário de Notícias § O Século