O "Luabo" na doca seca em Lourenço Marques
(Foto: Postal/ Autor desconhecido)
Luabo
(Portugal)
Capitão:
Tipo: Vapor mercante
Tonelagem: 1453 Tb
Proprietário: Companhia Nacional de Navegação
Porto: Lisboa
Construção: Russel & Co, Glasgow (1909)
A primeira baleeira com 20 náufragos do inglês City of Canton arribou próximo do Farol do Pinda no dia 18 de julho de 1943, pouco mais de 24 horas depois do navio ter sido afundado pelo U-178. A 19 de julho, pelas 16 horas, arribou na mesma zona uma outra baleeira, com 44 homens, depois de uma viagem que tinha sido parcialmente feita rebocando duas jangadas.
Na manhã do dia anterior, no entanto, as duas jangadas tinham sido deixadas sozinhas porque a baleeira não conseguia fazer progressos. Os 19 homens que se encontravam sobre elas receberam um reforço de comida e água e a promessa de que seria enviada ajuda, mal os restantes chegassem a terra. Pouco tempo depois foram encontradas pela embarcação portuguesa Luabo que os deixou em Porto Almino.
O comandante e um outro tripulante ferido foram encontrados sobre uma jangada pelo cruzador francês FFL Suffren que os deixou em Durban a 26 e julho.
O City of Canton foi atingido por um torpedo disparado pelo U-178 nos primeiros minutos do dia 17 de julho de 1943.
O comandante deu ordem para o abandonar e parte dos homens estavam ainda a fazê-lo quando foi sentida a explosão de um novo torpedo que partiu o navio ao meio. Afundou-se às 00.31 horas e sete tripulantes morreram.
Carlos Guerreiro
City of Canton
(GB)
Capitão: Edward Scrymgeour
Tipo: Vapor mercante
Tonelagem: 6,692 TB
Proprietário: Ellerman Lines Ltd
Porto: Liverpool
Construção: (1916)
Fontes:
National Archives UK, Kew (GB) § Arquivo Histórico da Marinha (PT) § Arquivo Histórico do MNE (PT) § uboat.net § Shipping Company Losses of the second World War, Ian M. Malcolm § Lista dos Navios da Marinha Portuguesa, datas 1939 a 1945 § NARA § Diário de Notícias § British and Commonwealth merchant ship Losses to Axis submarines 1939-1945, Alan J. Tennent § Navios e Navegadores