Sargento US Army
Unidade – 95th Bomb. Grp.
Local de nascimento – Rhode Island
Data de nascimento – 25/ 05/1924
Data de falecimento – 11/ 12/1943
Pai – António Rodrigues Pereira
Mãe – Maria Graça Pereira
Augusto Pereira (N°3)
(Fotografia em domínio público)
Elemento do Corpo Aéreo do Exército dos Estados Unidos, Augusto era artilheiro de torre circular de B-17 do Segundo Grupo de Bombardeiros. A 11 de Dezembro de 1943, numa missão de ataque a solo alemão, o B-17 em que Augusto Pereira seguia, ainda antes de atingir o alvo designado, já se apresentava em mau estado após uma incansável defesa anti-aérea alemã. As bombas foram largadas ainda antes do seu destino e de regresso, com uma aeronave incapaz de acompanhar as restantes do esquadrão, a tripulação decidiu largar o bombardeiro. Contudo, a mensagem de abandonar a aeronave não chegou aos restantes tripulantes da rectaguarda, pois o engenheiro de bordo, responsável por avisá-los, caiu pelas portas de descarga de bombas, que se encontravam abertas devido a mau funcionamento eléctrico.
Com apenas um motor em funcionamento, a aeronave "caiu a pique" em direção ao solo. Dos dez tripulantes a bordo, apenas cinco se conseguiram salvar, ejectando-se.
O corpo de Augusto Pereira foi encontrado no interior dos destroços da torre circular. Os sobreviventes foram capturados e prontamente internados por autoridades alemãs.
António Fragoeiro
Ficha de recruta de Augusto Pereira
Ficha de inscrição para lápide de cemitério
Mais portugueses e luso-descendentes em Guerra: