Navio – Pillory (Panama)
Local de Nascimento – Madeira
Data de Nascimento – 1918
Data de Falecimento – 05/06/1944
Pai –
Mãe –
.
José Pimenta foi um dos 25 desaparecidos quando o Pillory foi afundado pelo U-539 ao largo de Porto Rico no dia 5 de junho de 1944.
Pimenta vivia com a esposa nos EUA e estava a tratar do processo de naturalização para se tornar cidadão americano. Essa razão e o facto da esposa viver também na América podem justificar a ausência do seu nome na lista de desaparecidos portugueses do Pillory entregue pela Guarda Costeira americana às autoridades portuguesas a 15 de Junho de 1944.
Segundo informações recolhidas pelo site uboat.net a mulher, Irene Pimenta, estava grávida e o filho - Joseph R. Pimenta -, nasceu cinco meses após o desaparecimento do pai.
No mesmo navio seguiam também os portugueses José Agostinho, António de S. Lima, Manuel Ferreira e António S. De Carvalho que também desapareceram.
O navio tinha bandeira panamiana e era operado pela Danish Ship Operating Co, ao serviço dos EUA, e com sede em Nova Iorque.
Fontes externas
Pillory - Uboat.net § Pillory - Uboat.net § Pillory - armed-guard.com § Manuel Ferreira - Uboat.net § Manuel Ferreira -Wrecksite.eu § Arquivo Histórico e Diplomático