Data
Local
Força
Avião
Origem-Destino
Tripulação
02-04-1943
Sítio da Murta - Serro do Monteiro - Estoi
RAF OADU - Ferry Command
Douglas Boston IIIA BZ306
Gibraltar → Portreath (GB)
Civil B. Shokett GB
P/O R. Chartres GB
Civil W. C. Hay Canada
A tripulação tinha trazido o avião desde o Canada pela rota sul e tinha como objectivo entregá-lo no Reino Unido.
No último troço da viagem, perto do Porto, começaram a ter problemas de motor e o piloto decidiu regressar a Gibraltar, mas mal passaram o Cabo de S. Vicente os motores pararam de vez. Foi possível prosseguir viagem até perto de Tavira, altura em que o piloto ordenou ao resto da tripulação que abandonasse o aparelho de pára-quedas.
Shokett e Chartres aterraram a norte de Tavira. O último feriu-se no tornozelo na aterragem. Hay saltou mais tarde e aterrou mais perto de Faro.
O avião despenhou-se junto a Estoi, no Cerro da Murta e ficou completamente destruído.
Chartres ficou hospitalizado em Vila Real de Santo António até ao dia 26 de Maio quando foi metido num comboio e levado para Lisboa e no dia seguinte foi repatriado.
Nessa altura Shokett também já tinha regressado ao reino Unido, enquanto Hay continuou internado em Elvas durante mais algum tempo.
A utilização de aviadores civis para voos de entrega foi usual durante o conflito onde as forças beligerantes lutavam com a falta de pilotos. Para as entregas de aparelhos vindos de fábricas Canadianas foi criado um serviço específico que utilizava pilotos com experiência não integrados nas forças armadas.
Fontes:
* “Aviões da Cruz de Cristo” – Mário Canongia Lopes
* Ficha de saída dos BOMBEIROS MUNICIPAIS DE FARO - Arquivo Distrital de Faro
* Evade & Escape Report - National Archives - London, Kew