Data
Local
Força
Avião
Origem-Destino
Tripulação
23-07-1943
Quarteira (no mar)
USAAF 89 Sqn
Martin B-26 Marauder C 41-35150
St. Magwan (GB) → Marrakech
Cpl Olin T. Edwards USA †
Lt Eli L. Belenky USA
Cap T. D. Schall USA
Cap Clarence W. Rice USA †
Cpl Henry W. Brune USA †
Um Incêndio no motor esquerdo obrigou a um amaragem de emergência frente a Quarteira, uma manobra que foi mais violenta que o esperado pela tripulação.
Logo após o impacto o piloto viu quatro objectos amarelos a boiar perto do barco e acreditou que toda a tripulação se tinha conseguido salvar, razão porque nadou em direcção a três barcos de pesca que se encontravam nas imediações. Só mais tarde percebeu que os objectos que vira eram afinal almofadas e outros acessórios do avião.
Os mortos foram recolhidos quatro dias mais tarde, por mergulhadores que retiraram os cadáveres do interior da fuselagem e as provas forenses recolhidas posteriormente confirmaram que os homens tiveram morte imediata durante aterragem, tendo sofrido fortes pancadas na cabeça. Os corpos foram transportados para Faro.
O padre fez uma apelo à população para que participassem realizando um funeral digno para os aviadores e a missa de corpo presente realizou-se na Igreja da Misericórdia de Faro contando com a presença de uma multidão. Os corpos seguiram para o Cemitério Inglês em Lisboa.
Os sobreviventes seguiram de barco para o Norte de África no dia 2 de Agosto de 1943.
Fontes:
* “Aviões da Cruz de Cristo” – Mário Cannongia Lopes
* Arquivo Notarial de Faro
* Report of Aircraft Accident - AFHRA
* Isidoro Correia
* Martin Gleeson