Tripulante do Faneromeni (Grécia)
Local de nascimento –
Data de nascimento –
Data de falecimento –
Pai –
Mãe –
Joaquim Rodrigues era fogueiro a bordo do navio grego Faneromeni quando foi torpedeado pelo submarino japonês I-37, no Canal de Moçambique. Apesar do mercante se ter afundado em poucos minutos, depois de ter sido atingido por dois torpedos, apenas se registou um morto entre os 38 tripulantes.
O ataque ocorreu pelas 06.25 horas do dia 23 de outubro de 1943 e consta que a explosão do navio – que segundo algumas fontes transportaria explosivos – foi ouvida e sentida em Angoche.
O português chegou à costa de Moçambique numa das duas baleeiras que foram lançadas ao mar. A arribada aconteceu durante tarde do mesmo dia numa praia, ainda longe de Angoche. O ferido mais grave, um britânico que tinha o braço esquerdo esfacelado por estilhaços, foi deitado sob a vela de um dos salva-vidas, enquanto um grupo liderado por Rodrigues se pôs a caminho de Angoche. Depois de atravessar pântanos e floresta chegaram ao destino na manhã seguinte.
O facto de existir um português entre os recém-chegados permitiu reunir rapidamente um grupo e socorro onde se incluíam vários indígenas e também um médico.
A viagem até à praia foi feita em canoas. À chegada Rodrigues ficou desagradado com o tratamento dado ao ferido que tinha sido praticamente esquecido pelos companheiros. Por essa razão apenas os dois regressaram em canoas enquanto os restantes - incluindo o capitão e outro ferido com menos gravidade - fizeram o caminho pela floresta.
O britânico – Archibald Cameron – viu o braço ser amputado no hospital em Angoche. Foi o último dos tripulantes do navio a ser repatriado, tendo voado para Durban, no dia de natal de 1943.
Joaquim Rodrigues é referido em alguma documentação Aliada como Jack Rodrigues.
Carlos Guerreiro
Fontes
National Archives - Kew § Liverpool Naval Archives (NML-MMM-MAL) § Diary account of the Spence family assisting Allied merchant seafarers in Lourenço Marques, Mozambique, during the Second World War § Arquivo do Ministério dso Negócios estrangeiros § Roger Jordan, The Worlds Merchant Fleets - 1939 § War Diaries of the Admiralty §